JORNADAS LATINO-AMERICANAS DE EPISTEMOLOGIA HISTÓRICA

Webinário de História e Epistemologia das Ciências Humanas

*Inscrições encerradas

O evento “Jornadas Latino-Americanas de Epistemologia Histórica: Webinário de História e Epistemologia das Ciências Humanas” reunirá pesquisadores, especialistas de diferentes formações e de diferentes Universidades do país e do exterior, para uma discussão sobre as possibilidades, potencialidades e meios de execução da história comparada e da epistemologia das Ciências Humanas. Essas áreas de pesquisa vêm se consolidando no continente e já demonstram sua força nas universidades europeias, com iniciativas de amplo reconhecimento, a exemplo da conferência internacional "The Making of the Humanities", atualmente em sua oitava edição, do periódico científico "History of Humanities", lançado em 2016, além da própria "Society for the History of Humanities", uma entidade formada por pesquisadores de vários países. Ao decidir realizar uma discussão sistemática em torno das Ciências Humanas, convidando conferencistas estrangeiros e de diferentes regiões do país, os organizadores e participantes do "Jornadas Latino-Americanas de Epistemologia Histórica: Webinário de História e Epistemologia das Ciências Humanas” pretendem tomar parte coletivamente nessa discussão, marcada, até o momento, no Brasil, principalmente por esforços individuais ou de pesquisadores sediados numa mesma instituição.

Objetivo geral

Partindo de nossas experiências e realidades locais, o objetivo principal dessa proposta é promover uma reflexão ao mesmo tempo histórica e epistemológica sobre o valor e as funções teóricas, técnicas e sociais das Ciências Humanas na sociedade contemporânea, considerando, particularmente, sua relação com o ensino e a pesquisa e sua interação com outras áreas de conhecimento. Trata-se de reunir pesquisadores que tem conduzido investigações pertinentes no campo da História e Epistemologia das Ciências Humanas, suscitadas pelo crescente questionamento dos seus ideais e práticas de racionalidades, pela relação e pela tensão entre as formas de validação dos seus enunciados e sua aceitação nas esferas públicas e pelo explosivo desenvolvimento da era digital e pelas questões éticas dele decorrentes.

Assim, este evento fundamentalmente interdisciplinar, mas pautado por uma reflexão sobre a teoria da história e sobre a teoria da história das ciências, caracterizada, por sua vez, por sua aproximação com a epistemologia, busca dar um passo adiante na consolidação de uma rede de pesquisa de abrangência internacional, reunindo, em torno de uma temática comum, historiadores, geógrafos, filósofos, psicólogos e outros pesquisadores da área que raramente se encontram em espaços coletivos de discussão.

Esse debate sobre a formação histórica e epistemológica do que são as Ciências Humanas na atualidade, com o qual esse simpósio busca contribuir, tem, portanto, o olhar voltado para o futuro: trata-se de buscar entender o que as Ciências Humanas podem e devem ser caso queiram manter seu papel de distintos agentes da compreensão da realidade, uma missão particularmente importante no cenário atual.

O público-alvo deste evento são os professores e pesquisadores no diverso campo das Ciências Humanas, particularmente nas áreas de formação e atuação dos conferencistas: História, Filosofia, Geografia, Psicologia, Educação, Teoria Literária, Teoria Antropológica e Humanidades Médicas. Ao mesmo tempo, dirige-se aos estudantes de graduação em processo de formação enquanto pesquisadores, mas também professores das diferentes disciplinas das Ciências Humanas.

Comunicado aos inscritos!

Todas as mesas atingiram seu limite de ouvintes. Gostaríamos de agradecer a vocês que se inscreveram e ajudaram a divulgar nosso evento. O link de acesso será enviado por email aos inscritos, no dia da mesa escolhida. 
Destacamos que seguimos uma ordem de inscrição, considerando o limite máximo de participantes estabelecido pelo Google Meet. As inscrições feitas nas mesas já indicadas como "esgotadas" entraram para a lista de espera. 
Estamos organizando de forma precisa todos os e-mails de confirmação e os e-mails para os participantes em lista de espera, com as devidas instruções. Se você ainda não recebeu notícias nossas por e-mail, é só esperar um pouco mais - estamos trabalhando para dar conta do grande número de inscritos.
Caso você não tenha conseguido se inscrever ou tenha perdido alguma de nossas mesas, não se preocupe! Todo o evento estará disponível em nosso canal na plataforma do Youtube e na aba multimídia deste site. 

ORGANIZAÇÃO

Prof. Dra. Francine Iegelski (IHT-UFF)

Prof. Dra. Larissa Alves de Lira (IGC-UFMG)

Prof. Dr. Tiago Santos Almeida (PPGH-UFG)

Ana Luíza Guimarães Ribeiro (IHT-UFF)

Clarissa Gomes Pesente (IHT-UFF)

Davi Pereira Holanda Barreto (IHT-UFF)

Fabrício Lucas Sampaio Moreira Almeida (IHT-UFF)

Fernanda Olívia Lazaro Carvalho (IHT-UFF)

Guilherme Maximiano Ferreira Santos (IGC-UFMG)

Juliana de Souza dos Reis (IHT-UFF)

Laura Nogueira da Gama (IHT-UFF)

Luiza Souza Pereira (IGC-UFMG)

Maria Eduarda Cardozo Guedes (IHT-UFF)

Matheus Fernandes Gama Basilio (IHT-UFF)

Tainara do Carmo Lopes da Silva (IGC-UFMG)

 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now